Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 6 de Abril de 2011

Cheesecake de Lima e Oreo



E o que é que se faz numa situação destas? Ao almoço junto com colegas de trabalho, falamos disto e daquilo, da crise, da nossas viagens, de comidas, de fins-de-semana, de trabalho (não devíamos, é hora de almoço!), alguns folheiam revistas... enfim até chegarmos à parte do café já demos volta a meio mundo.

E quando a minha colega M. me diz assim (muito esfuziante), "olha ... olha... esta receita, deve ser óptima... mais logo já te faço uma cópia". Silêncio. Mas o recado foi capturado que é como quem diz: "quando é que nos trazes um docinho assim?"

Como bom rapaz, não poderia deixar de satisfazer um desejo a uma rapariga. Fiz a receita e levei para a sobremesa do almoço de Segunda-Feira.


Ingredientes:

2 pacotes de bolachas Oreo (usei a correspondente marca branca)
2 colheres de sopa de manteiga (usei 3)
2 pacotes de queijo Philadelphia (usei o correspondente de marca branca)
2 pacotes de natas (200 ml x 2)
1 lata de leite condensado
5 folhas de gelatina (usei 7)
sumo e raspa de 5 limas
confetti para decorar (opcional)


Preparação:

Depois de retirar o recheio das bolachas com uma faca, esmague-as com um almofariz até ficarem em migalhas finas. Junte a manteiga derretida e misture bem. Forre o fundo de uma forma com aro, calque bem e leve ao forno 10 minutos a 180º. Retire e deixe arrefecer.

Entretanto coloque as folhas de gelatina a demolhar num pouco de água. Bata as natas bem firmes. Escorra a gelatina e leve uns segundos ao microondas para derreter. Deixe arrefecer um pouco e junte às natas, bata um pouco mais.

Num outro recipiente bata o leite condensado com o queijo. Junte os dois preparados. Por fim adicione o sumo e a raspa das limas. Deite na forma arrefecida e leve ao frio. Antes de servir decore com algumas raspas de lima (não esqueça de reservar uma colher de chá) e se quiser junte confetti a gosto.

Não tenho a foto da base negra das bolachas. Para não chegar ao local de trabalho com um cheescake despedaçado levei-o na forma. Mas acho que não é difícil de imaginar, nem o aspecto visual nem o sabor.

Fonte: Revista Time Out (23 Fev a 1 Mar 2011), pág. 92. 


14 comentários:

  1. Pois não, e fica-se mesmo a imaginar e com vontade de ir fazer.

    ResponderEliminar
  2. Aposto que era uma delicia!!!Essa base tenho de experimentar pois já a vi em outras receitas fantásticas...

    Bjokas
    Rita
    p.s- Foste um cavalheiro ao satisfazeres um desejo feminino ;)....

    ResponderEliminar
  3. hum os teus colegas devem, ter feito muitos elogios.
    esta uma maravilha esta sobremesa
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A decoração está simples mas fantástica, adorei o contraste de cores.
    Uma receita certamente muito saborosa.

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    esta receita parece-me muito bem! Gosto muit de sobremesas com lima! Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  6. N é dificil de imaginar não senhor Miguel.. Adorei e gostava de ter um colega de trabalho como tu. boa receita.. beijos da Marmita

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma receita parecida e ficou uma delicia por isso esta só pode mesmo estar também ela uma gulodice só. Eu adoro o sabor da lima em mousses, massas e outros pratos acho que faz a diferença em alguns deles,

    parabéns e obrigado por partilhares!!

    ResponderEliminar
  8. São umas sortudas as tuas colegas de trabalho! Tiveram direito a um cheesecake que pelo menos de decoração já vale a pena! Levo comigo a receita :)

    ResponderEliminar
  9. Fantástico este teu cheese cake, parabéns.

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Soberbo, até eu queria uma fatia desse belo chesecake!

    ResponderEliminar
  11. EU AMO CHEESECAKE O TEU FICOU LINDO.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Que cheesecake maravilho!!!Gostei muito do blog,já sou sua seguidora,para poder vir espreitar as suas inúmeras iguarias !!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Bom, esta receita já guardei! Tenho a certeza que deve ser optimo o contraste de sabores. Ficou realmente com bom aspecto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Olá :)
    Que bela sugestão de cheesecake :)
    Adorei!

    Abraço.
    Betis
    http://www.atitudezen.com/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails