Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sábado, 17 de abril de 2010

Curd de Limão



Depois de muito já ter visto, neste mundo dos blogues culinários, decidi-me também publicar as minhas experiências, algumas vezes originais, outras adaptações, outras simplesmente experimentar o que outros já fizeram. Em vez de comentar nos respectivos blogues dos seus autores, vou colocar aqui os meus relatos.

Logo que vi esta receita pensei: "eu vou fazer isto!". Gosto imenso de limão em todas as suas formas: desde o simples tempero de saladas em substituto do vinagre até à doçaria. Que seria de um arroz doce sem limão? E ele liga bem com tanta coisa... Quem não se deliciou com uma refrescante limonada num final de tarde quente de Verão? Eu lembro-me em pequeno que a minha mãe (como muitas mães) "obrigava-me" a beber para a tosse o famoso mel quente com limão. Ainda hoje me arrepio de pensar naquele sabor hiper cítrico a escorrer goela abaixo!

Vi duas receitas, uma das Tree Fat Ladies e outra da Colher-de-Pau. Acabei por usar as quantidades da Colher-de-Pau que já nos deu algumas sugestões para a sua utilização.

Ingredientes:

6 limões
6 ovos
120 gr. de manteiga sem sal
450 gr. de açúcar

Preparação:

Juntar num tacho o açúcar, a raspa e o sumo dos limões e também a manteiga. Levar a lume brando até tudo estar bem dissolvido.
Retirar do lume uns 4 a 5 minutos até arrefecer um pouco. Entretanto bater muito bem os ovos com uma vara de arames. Em seguida passeio-os por um coador para me certificar que não passa nenhuma impureza ou algum bocado de clara mais resistente.
Incorporar os ovos no tacho fora do lume, mexendo muito bem para não talhar. Voltar ao lume bando e não parar de mexer com uma colher-de-pau durante uns 5 a 10 minutos, até engrossar e adquirir a consistência tipo pudim.

Depois basta guardar em pequenos potes de vidro ou frascos de doces já vazios e colocar no frigorífico depois de arrefecer. Eh voilá, Lemon Curd!


Não resisti a experimentar logo um pouco numas bolachinhas de água e sal, uma delícia. Ideias para utilização: decorar tartes e bolos, mousses, acompanhar bolas de gelado, cheesecake, rechear crepes, etc.

Fica com uma consistência óptima e a sua cor não deixa nenhuns olhos indiferentes.

Os limões eram fresquinhos oferecidos por uma tia minha, os ovos caseiros também vindos de outra tia, o açúcar de marca branca e a manteiga sem sal só encontrei Mimosa (emb. 250 gr. que custou € 1,49).

1 comentário:

  1. Eu tb sou fã de lemon curd!
    Já vi o cheesecake ali de cima :)
    Eu costumo fazer uma tarte com base de chocolate e apenas com o lemon curd como recheio - deliciosa!
    :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails