Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 27 de abril de 2010

Delícia Dourada


Embora não seja a sobremesa mais barata, é mesmo para gulosos e gulosas. Faço-a com quantidades a olho e resulta muito bem.

Ingredientes:

Para o creme de ovos:
8 gemas, 8 colheres de açúcar e 8 colheres de água
1 caneca de amêndoa (com pele) mal moída
1 caneca de fios de ovos
Canela

Preparação:

A porções que indico são apenas indicativas. Faço sempre começando pelo creme de ovos, misturam-se muito bem as gemas, o açúcar e a água. Vai a lume brando mexendo sempre com colher-de-pau até engrossar. Desligar o lume.

Depois junto mais ou menos a mesma porção de fios de ovos, amêndoa mal moída e canela a gosto, incorpora-se tudo muito bem no creme de ovos. Se necessário ligar o lume mais um ou dois minutos. Deverá ficar com a consistência de um doce de colher.

Pode colocar em tacinhas individuais ou apresentar, por exemplo, num prato de barro decorado com mais alguns fios de ovos à volta. Não esqueça: um pauzinho ou dois de canela para decorar ou umas bolinhas douradas também ficam bem. É de comer e chorar por mais!

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails