Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Doce de Morango com Especiarias


Antes que deixe escapar a época dos morangos e aproveitando os preços que agora estão mais acessíveis, fiz a minha compota com pau de canela e flor de anis.

Ingredientes:

1 kg de morangos
800 gr. açúcar
sumo de 1/2 limão
2 paus de canela
4 estrelas de anis

Preparação:

Retire os pés aos morangos e lave-os bem. Coloque-os inteiros numa panela alta. Junte o açúcar, o sumo de limão e as especiarias. Ligue o lume no mínimo e misture um pouco até que tudo se dilua na calda que se forma.

Mantenha a panela destapatada porque vai-se formar espuma. De vez em quando vigie a cozedura, mexa um pouco. Vai demorar aproximadamente uma hora até que o líquido reduza substancialmente. Retire uma colher de compota para um prato e deixe arrefecer. Se verificar que fica consistente no chamado ponto estrada então está pronta. Desligue o lume, retire as especiarias e deixe arrefecer um pouco. Acondicione em pequenos potes de vidro que possa fechar hermeticamente.

Os morangos inteiros acabam por de desfazer embora fiquem alguns meios inteiros. A canela e o anis dão um toque muito aromático e perfumado a esta compota. Experimentem!

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails