Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 18 de maio de 2010

Jardineira de Borrego


O borrego: amado por uns e odiado por outros. Pessoalmente não tenho nada contra o animal. A jardineira é mais uma coisa para carne de vaca mas eu gosto de a fazer com borrego. Fica muito tenra e não exala aquele cheiro que alguns tanto odeiam. Tenho por hábito temperar bem este cozinhado.

Ingredientes: (para 4 a 6 pessoas)

1 kg de carne de borrego (sem ossos) tipo perna
1 pimento verde
3 tomates maduros (ou 1 lata pequena de enlatado)
1 mão cheia de ervas frescas (usei esta mistura que tenho congelada) 
2 colheres de sopa de margarina
2 folhas de louro
pimenta moída na altura
1 colher de sopa de pimentão
3 cravinhos
1 copo de vinho branco
um pouco de vinagre (tipo 3 colheres de sopa)
1/2 copo de água

3 batatas grandes
3 cenouras
1 chávena almoçadeira de ervilhas congeladas
1 chávena almoçadeira de feijão verde cortado

Preparação:

Uso a panela de pressão nas minhas jardineiras. Limpe o borrego e elimine as partes gordas e eventuais ossos. Corte em cubos. Junte na panela de pressão todos os ingredientes: a carne, o pimento cortado em tiras, os tomates descascados e picados, junte uma boa porção de ervas (na falta da mistura use salsa), tempere com o louro, o pimentão vermelho, os cravinhos e a pimenta. Por fim junte o copo de vinho, o vinagre e as duas colheres de sopa da margarina. Tempere com sal e envolva bem com uma colher-de-pau.

Ligue o lume e se verificar que não tem líquido suficiente adicione um pouco de água. A carne deve ficar mergulhada em líquido mas sem exagero. Tapar a panela e esperar até que a pressão saia pelo bico. Reduza o lume para o mínimo e mantenha em cozedura uns 20 a 25 minutos. Desligue e deixe a pressão voltar ao normal.

Abra a panela, verifique os temperos. Rectifique se necessário. Junte mais água quente e volte a ligar o lume (sem pressão). Junte a cenoura cortada em rodelas grossas e o feijão verde. Deixe cozer uns 4 minutos. Adicione depois a batata cortada em cubos médios. Tape (sem usar a pressão) e deixe cozer em lume médio até a batata estar macia mas sem se desfazer, o que levará mais uns 10 minutos.

Deixo mais duas fotos da fase inicial, quando estava a juntar as ervas congeladas e as especiarias.

Esta receita rende para famílias numerosas ou para várias refeições. Há quanto tempo não come uma jardineira? Arrisque esta de borrego.




1 comentário:

  1. Muito bom, é das minhas refeições preferidas,também gosto do borrego, é pena por vezes ser dificil encontra-lo.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails