Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mistura de Ervas da Época (para congelar)



Aproveite esta época do ano para preparar uma mistura variada de ervas frescas. Congele e tenha disponível durante alguns meses para temperar omeletas, pizzas, quiches, refogados, etc...

Se tiver acesso ao quintal ou à hortinha de uma avó, tia ou vizinha, aproveite o que por lá houver. No meu caso fiz a seguinte mistura:

1 parte de rama de cebola (é tipo um cebolinho gigante)
1 parte de rama do alho
1 parte de orégãos
1 parte de salsa
1 parte de coentros
1/4 parte de hortelã

Lave as ervas, sacuda-as e seque-as o melhor possível (por exemplo com papel absorvente). Pique-as e misture-as bem. Guarde em sacos de congelação. Sempre prontas a consumir. Pode usar outra combinação a seu gosto. Alho francês, louro, tomilho, alecrim são mais alguns exemplos.

3 comentários:

  1. Boa ideia!
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  2. Rama de cebola e de alho nunca me tinha lembrado, outras como salsa, coentros, hortela, mangericão já tenho congelado, mas sempre em separado.
    Vou experimentar estas misturas.

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, também costumo congelar ervas aromáticas, até rama de alho, agora de cebola nunca, mas parece uma óptima ideia.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails