Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ninho de Ervilhas


O objectivo deste ninho era mesmo dar uma apresentação diferente ao arroz e às ervilhas. As ervilhas imitam os ovinhos de um ninho (de arroz) e como qualquer ninho existem bocadinhos de folhas na sua composição. Como complemento usei folhas de canónigos.

Pode servir os ninhos como entrada em pequenas porções, ou se preferir acompanhar uma refeição componha-os de modo a acomodar ao lado, por exemplo, um filete grelhado.

Ingredientes:

3 mãos cheias de arroz
1 colher de chá de pó de açafrão
1 tigela de ervilhas
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
azeite
limão ou vinagre de cidra


Preparação:

Coza o arroz em bastante água e uma pitada de sal, à qual se junta o pó de caril quando levantar fervura. No final da cozedura, adicione água fria, escorra bem num passador e volte a passar uns segundos por água fria corrente.

Coza as ervilhas e já depois de frias adicione as sementes de sésamo, a salsa, o azeite e o limão ou vinagre. Misture bem sem romper as ervilhas.

Monte os ninhos como se ilustra a seguir, usei uma forminha de queque invertida sob uma taça de salada de fruta.


Os legumes são essenciais, porque não comê-los de forma mais divertida? Bom apetite!

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails