Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sopa Fria "Cristal" de Beterraba


E foi esta a minha primeira sopa fria! Já aqui tinha mencionado que sopas para mim tem de ser quentinhas. Mas com tanta sugestão, rendi-me a tentar e começar por algo que aprecio - a beterraba. A Net está inundada de receitas de sopa de beterraba, algumas de inspiração Russa. Tirei alguns exemplos e combinei tudo com o meu sentido intuitivo.

Na realidade da mesma sopa fiz duas, um caldo e um creme, este último publico amanhã o resto dos detalhes da receita e respectivas fotos.

Ingredientes:

2 lt de água
3 beterrabas cruas (aproximadamente 500 gr.)
1 cenoura média
1 cebola média
1 folha de louro
1 raminho de salsa
1 caldo culinário (carne ou legumes)
sal
sumo de 1/2 limão
1 clara em castelo


Preparação:

Descasque a cenoura, as beterrabas e a cebola. Use luvas se não quiser pintar as mãos de roxo! Com um ralador passe os legumes ao qual se junta a folha de louro e a salsa. A terceira beterraba corte-ao apenas ao meio e não a rale, coza-a apenas para libertar a cor. Depois aproveite-a por exemplo em saladas.


Coloque a água a ferver, junte os legumes ralados e o caldo culinário. Deixe cozer tapado por 30 minutos. Rectifique o sal a meio da cozedura.

Passe o preparado por um coador de rede fina de modo a aproveitar apenas a água (sem qualquer resíduo de legumes). Dos quase dois litros coados (entretanto evaporou um pouco), divida em duas partes: uma para voltar a colocar com os legumes cozidos e outra para uma nova panela.

A receita de hoje prossegue com o segundo recipiente, só com a metade do líquido. Adicione o sumo do 1/2 limão (também passado pelo coador de rede fina). Volte a coar mais uma vez o líquido num pano ou num filtro de café e coloque ao lume de novo. Junte uma clara batida em castelo. Deixe cozer mais 15 minutos.


A clara irá absorver os corantes naturais mais dispersos. Volte a coar no passador de rede fina apenas para aprisionar a clara e alguns bocadinhos que se terão solto. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico. Sirva decorado com meias luas de limão e no meu caso juntei ainda uma farripas de carne de vitela estufada muito tenra, para completar a veia Russa de inspiração. Chamei-lhe sopa fria "cristal" porque o líquido apesar de bem roxo, sob um prato de sopa branco quase parece translúcido, vê-se o fundo do mesmo se não colocar muita quantidade.

Depois desta aventura à primeira vista algo complicado (apenas parece, não é), o resultado final agradou-me bastante. Bónus extra: tachos e panelas para lavar, lavar, lavar,.... Amanhã vem o creme com a outra metade da sopa. Consultem e vejam que não parece nada ter nascido tudo do mesmo tacho! Até amanhã, 6ª Feira :) :)

1 comentário:

  1. Eu tambem não costumo comer sopas frias, mas quem sabe se não começo também! Quase todos os dias como beterraba na cantina lá do trabalho, e em sopa também é uma bela opção!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails