Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Longueirões à Bulhão-Pato



Os longueirões (ou lingueirões) são moluscos bivalves, que se encontram protegidos por duas conchas articuladas num ponto. Como fazem lembrar um cabo de uma navalha também são conhecidos como tal. De textura algo fibrosa são óptimos para comer simples, por exemplo à Bulhão Pato ou em arroz. Quem ficar com fome com umas amêijoas, recomendo este bivalve já que satisfaz estômagos mais exigentes (de quantidade).

Deve adquirir os longueirões em local que lhe garanta qualidade. Se comprados vivos o animal deve mexer-se ao toque. Devem ser mergulhados em água com sal para libertarem a areia que possam ter. Prepare-os no dia da compra ou no máximo no dia seguinte, garantido sempre que estão vivos no momento da confecção.




Ingredientes:

1 kg de longueirões frescos
5 dentes de alho
2 dl de azeite
3 colheres de sopa de coentros picados
1 pitada de sal
sumo de 1 limão grande


Preparação:

Depois de mergulhar os bivalves em água com sal volte a lavá-los bem em água corrente. Corte em rodelas grossas os cinco dentes de alho e leve a aquecer no azeite. Em lume médio numa caçarola larga coloque os longueirões escorridos. Junte os coentros picados e tape. Pode juntar uma pitada de sal mas não é requisito essencial.

Deixe cozer 5 a 10 minutos. Eventualmente mexa com cuidado uma vez. Se o fizer mais para o final da cozedura corre o risco de os longueirões se soltarem das cascas. Prefira uma caçarola larga para que a maior parte dos bivalves estejam em contacto com o azeite.

Depois de desligar o lume regue com o sumo de limão. Sirva de imediato acompanhado por um bom pão para molhar no molho.

5 comentários:

  1. Nunca provei, não é comum por estes lados...mas têm muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  2. NÃO PUBLIQUES!
    Miguel, acho que te enganaste a escrever o título, trocaste o i pelo o. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Gasparzinha, Bom dia!

    Obrigado pelo reparo. Embora sejam mais conhecidos por lingueirões, no dicionário vem como longueirões. Lingueirões é uma variante de longueirões.

    Verifiquei no dicionário on-line:

    http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/


    "LONGUEIRÃO,Nome masculino, ZOOLOGIA molusco lamelibrânquio comestível, da família dos Solenídeos, cuja concha alongada lembra um cabo de navalha, e também designado faca, lingueirão, navalha, etc."

    ResponderEliminar
  4. Eu sou doida por esses bichinhos, em arroz, massinha, grelhados ao natural com sumo de limão, para a proxima experimento à bulhão pato.
    Aqui na minha zona também são conhecidos por lingueirão ou canivetes
    bom domingo

    ResponderEliminar
  5. o seu blogue é fantástico!!
    estou deliciada.
    as fotos são maravilhosas!

    nunca provei disto... mas acredito que seja muito bom!!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails