Doce de figo, mascarpone e melancia em base de massa filó.
No Domingo passado ainda consegui um excelente dia de praia, mesmo por aqui pelos lados de Lisboa. As águas da margem sul estão a temperaturas nunca sentidas. Imaginem na praia da Fonte da Telha, um pouco mais a sul junto às arribas fósseis avistei três golfinhos a passearem literalmente a menos de 50 metros da areia. Estiveram em passeios para cá e para lá, com alguns saltos espectaculares. Foi pelo menos meia hora a uma hora sempre com eles à vista. Quem passava não poderia ficar menos do que atónico! Eles terem saído da zona de Troia/Sado só justifica como as águas estão boas para até os golfinhos irem dar uma voltinha.
Um nadador mais curioso nadou em direcção aos golfinhos. Viu-se perfeitamente que eles deram a volta ao homem a menos de cinco metros. Foram circundá-lo num ar curioso. São uns animais fantásticos. Depois de muito saltitar para galgar as ondas e mergulhos e mais mergulhos, na chegada a casa ainda houve paciência para pôr os convidados à espera... que finalizasse a sobremesa.
Tinha já preparado umas caixas de massa filó que aproveitei de Sábado quando fiz os figos em massa filó. Preparei e cozi as caixas como indiquei na receita de Terça-Feira. Conservam-se estaladiças alguns dias, desde que bem fechadas numa caixa hermética.
Ingredientes: (para 4 pessoas)
4 caixas de massa filó cozida
250 gr. de queijo mascarpone ou equivalente (queijo creme para barrar, queijo Phyladelphia,...)
3 colheres de sopa bem cheias de doce de figo
1 colher de sopa de açúcar em pó
amêndoas laminadas para decorar
4 bolinhas de melancia
Preparação:
Misture muito bem o queijo creme com o doce de figo e o açúcar em pó. Uma dica: o açúcar em pó é três a quatro vezes mais caro que o açúcar branco granulado. Prepare só a quantidade que precisa colocando o açúcar na picadora 1-2-3. Active a máquina por 20 segundos e já está: açúcar em pó sem gastar mais um cêntimo. Se sobrar guarde fechado, o açúcar tem data de validade ilimitada.
Como só fiz quatro caixas de filó, achei que não valia a pena ligar a batedeira, misturei bem com uma colher. Pode deixar este creme preparado umas horas antes (o que é preferível). Terá de montar a sobremesa apenas no momento de servir para evitar que a massa filó fique húmida e perca a característica estaladiça.
Com o saco de pasteleiro encha as caixas. Coloque uma bolinha de melancia no centro e decore com lâminas de amêndoa à volta. O creme e a fruta devem estar bem frescos. Sirva de imediato e delicie-se com o doce e o estaladiço da massa combinados com os sucos da melancia.
Toda a gente adorou e ainda assistiram à montagem da própria sobremesa. Só me perguntavam: "Que nome vais dar a isto?". Disse-lhes: "Sei lá,... logo penso nisso".
Deve ser optimo :)
ResponderEliminarQue mistura surpreendente e invulgar!
ResponderEliminarApetece provar...
Babette
Nem imagino o que seja comer esta deliciosa combinação! Agora fiquei mesmo curiosa....vou ter que experimentar!
ResponderEliminarque tentaçao nem da vontade de comer so para noa estragar:-)acho qu e a minha primeira visita e estou a gostar muito do teu blog
ResponderEliminarbeijinhos