Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Broas Castelar




Tenho tanta receita para testar, do que vou lendo por aqui nos blogues, que nem duas vidas me chegavam para experimentar tudo o que me agrada. Entretanto vou fazendo uma ou outra receita. Esta é do blogue "Na Cozinha da Mariana" e não resisti a estas broas, tanto mais que estamos em época de Natal onde elas são parte da mesa. Podem-se fazer com antecedência para os dias da quadra festiva.

Segui a receita à risca como indica a Mariana, vejam aqui.  Cozi tudo de uma só vez em dois tabuleiros o que demorou 35 minutos de forno em vez dos 25 indicados. Sugiro que só as comecem a comer um a dois dias depois, o tempo suficiente para ficarem ligeiramente húmidas como as conhecemos. Rendeu-me 55 broas.


Ingredientes:

700 gr de puré de batata doce
200gr de amêndoa ralada
5 + 2 gemas
1 colher de sobremesa de canela
125 gr de farinha de milho
70 gr de farinha de trigo
2 dl de água
500gr de açúcar


Preparação:

Coza a batata doce com pele. Descasque, reduza a puré e pese as 700 gramas. Leve ao lume o açúcar e a água até atingir o ponto de pérola (8 a 10 minutos). Reduza o lume e junte o puré, misture bem. Adicione em seguida a amêndoa misturada com a canela, envolva bem. Por fim junte as farinhas peneirando-as directamente para o tacho.

Com a colher-de-pau ligue bem a massa que começará a ficar mais grossa. Antes de desligar junte rapidamente 5 gemas e envolva. Desligue e deixe arrefecer a massa por completo.

Com duas colheres de sopa (eu usei de sobremesa) molde pequenos bolinhos tal como se estivesse a fazer pasteis de bacalhau. Disponha sob papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno. Pincele com gema de ovo (use duas gemas).

Coza em forno a 180º por tempo aproximado de 25 a 35 minutos até que fiquem douradas. Se quiser tostá-las um pouco mais, ligue o grill um minuto e não deixe de vigiar. Retire do forno, deixe arrefecer e guarde em caixa hermética.

Obrigado Mariana, ficaram uma delícia!

9 comentários:

  1. muito bonitas, no conheço, mas gostei imenso da receita, obrigado pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho esta receita debaixo de olho já um montão de tempo e ainda não tive tempo de fazê-la.
    As tuas broinhas estão lindas e com um aspecto bem guloso.
    Votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo ♥

    ResponderEliminar
  3. lindas broinhas ainda ñ provei ,mas sempre é tempo vou levar a receita pois me parece deliciosas essas broinhas!

    ResponderEliminar
  4. Miguel, as tuas broas estão muito apetitosas, a cor é mesmo tentadora.

    ResponderEliminar
  5. Miguel,
    Também eu tenho uma lista interminável de receitas de outras blogues que só de olhar para elas me dão água na boca, mas não há mesmo tempo para tudo...nestes dias nem para comentários, só para marcar receitas...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Que lindas! Também ando para experimentar, mas acho que já não será este ano...

    ResponderEliminar
  7. Miguel eu é que te agradeço, pois fiquei deveras lisongeada, teres ido buscar a inspiração para estas fantásticas broas, ao meu blog. Ficaram lindas por demais, calculo que estejam tão agradáveis de sabor como estão de irresistiveis(visto pelas fotos)Parabéns saiste-te uma vez mais muito bem, adorei!
    Sempre ao dispor,

    Mariana

    ResponderEliminar
  8. miguel a minhas lista de receitas que gosto aqui na net vai para alem do possivel lol
    nao fazia mais na na vida a nao ser comer:-)
    mas vai ao poucos
    esta broas estao bem bonitas nunca fiz
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Sou também apologista de cozinha sem peias nem tabus, o mais possivel experimental mas quando se experimenta ou inova deve ter-se em atençaõ que o resultado não pode ser nomeado da mesma maneira que aquilo que lhe esteve na origem mas já não é.
    Ou seja, não tenho nada contra broas que levam farinha de milho e de trigo, exceto se lhe chama castelar, que não leva um grão de uma nem de outra. Assim é apenas uma má receita de uma excelente broa tradicional.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails