Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Delícia de Chocolate



Chocolate, quem lhe consegue resistir? Testem com esta "Delícia de Chocolate". Difícil vai ser resistir a não se ficar só por uma fatia. Esta sobremesa faz-se em 20 minutos e é perfeita para um imprevisto de última hora. A quem não aconteceu ter de marcar um jantar ou um almoço que não estava programado? E não houve tempo de fazer aquelas doçarias mais demoradas. Acho que todos já passamos por isso. Da próxima vez que lhe ligarem e lhe disserem: "dentro de meia hora estou ai em tua casa", pense para si: "dentro de 20 minutos a sobremesa está pronta!".

Ingredientes:

4 ovos grandes
130 gr. açúcar
100 gr. de manteiga
170 gr. de chocolate negro
35 gr. de farinha


Preparação:

Bata as gemas com o açúcar. Junte a manteiga amolecida, continue a bater. Adicione em seguida o chocolate bem derretito em banho-maria, incorporando-o sem parar a batedeira. Acrescente a farinha e no final com uma colher-de-pau misture as claras em castelo. A massa começa a ficar mais forte porque o chocolate começa a arrefecer, mas as claras irão dar-lhe um consistência mais fofa.

Pré-aqueça o forno a 200º. Barre uma tarteira de louça com manteiga e deite a massa. Coza nos 200º durante 10 minutos exactos. Pode-lhe parecer que o centro não estará totalmente cozido. Não se preocupe, ficará mais apetitoso dessa forma. Se realmente preferir bem cozido, deixe mais três a quatro minutos.

Retire do forno aos 10 minutos. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó. Pode servir de imediato. Eu gosto desta delícia bem fresca, o que me obriga a levar ao frigorífico uns minutos.

Se os seus convidados imprevistos já tiverem tocado à sua campainha, enquanto os entretém com umas entradas e meia dúzia de fofocas, a tarte estará já bem gelada. Agora é só cortar e ouvir aqueles uhmmm... está uma delícia... de chocolate.

Prometo que são 10 minutos a preparar a massa e 10 minutos a cozer, limpeza de utensílios e louça não incluídos. Isto é um pouco de tarte, um pouco de bolo, um pouco de petit gateaux,.... vale a pena experimentar.

10 comentários:

  1. Que maravilha vou faezr ai vou vou ;o) jinhos

    ResponderEliminar
  2. Foto excelente!!!
    Vi no facebook e não resisti, corri pra ser sua fã.
    Parabéns!!!

    beatriz soares

    ResponderEliminar
  3. que delicia!!!
    tb já sou fã no facebook :)

    ResponderEliminar
  4. A temperatura do forno em 200ºC é com ventilação ou sem ventilação?

    ResponderEliminar
  5. Estou aqui pela primeira vez e por convite da BelinhaGulosa que me tentou com o teu bolo de chocolate...não resisti, pois adoro bolos de chocolate, e aproveito se me dás autorização a levar a receita e ficar seguidora deste maravilhoso bolg...Obrigado e uma beijoca

    ResponderEliminar
  6. Eu também venho com recomendação da Belinha Gulosa.
    Sempre ouvi dizer que a melhor propaganda é feita pelo cliente.
    E neste caso fiquei muito contente por descobrir "esta cozinha"
    E que bela cozinha! diversificada, requintada,com fotografias que são um autêntico pecado e um convite a cozinharmos tudo igual.
    No fundo até acho(pelo que vi e ainda não vi tudo) que tem pratos que não requerem mestria de grande chefe para os elaborarmos.E sobretudo tem o pormenor. Aquilo que muitas vezes faz com que um prato resulte na perfeição.
    Eu acabei agora de `comentar com a Belinha que experimentamos algo semelhante, só que na receita original nada indicava acerca do pré aquecimento ou nâo do forno. Mas aqui é diferente. Vai resultar, sem alguma dúvida.

    ResponderEliminar
  7. A Belinha Gulosa recomendou e acertou bem ♥

    ResponderEliminar
  8. Hummm... que bolo rápido e fácil! Vim tb indicada pela Belinha, mais um amigo guloso! Hehe. Cozinha sem tabus soa muito bem aos meus ouvidos de "chef amadora".

    ResponderEliminar
  9. Mais uma que aqui veio parar graças ao link da Belinha e ainda bem pois estou completamente rendida. Já dei uma volta pelo blog e gostei muito do que vi. Ora então em 22m tenho o bolo pronto é que 2m são para copiar a receita para o meu caderno. Boa semana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails