Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 20 de julho de 2010

Queques de Avelã com Nutella




Aconselho estes queques aos fãs de avelãs. Prazer em duplicado: no fruto e na Nutella que também tem avelã além do óbvio chocolate. O destino inicial era para ser uma torta mas,... à última hora mudança de planos. Só houve uma surpresa no final.

Ingredientes: (para 14 queques)

125 gr de açúcar
2 ovos
90 gr de manteiga
200 gr de miolo de avelã triturado
50 gr. de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento para bolos
raspa de limão
100 ml de leite



Preparação:

A embalagem de miolo de avelã (200 gr) já triturada estava na dispensa e com o prazo de validade a aproximar-se do final. A torta estava alinhavada mas no último instante tentei os queques. A avelã é do Lidl a preço bastante acessível. Da próxima vez talvez reduza a manteiga de 90 para 60 a 70 gramas, não é que esteja mal (os queques querem-se "gordurosos") mas menos acho que também não se perdia nada. Vamos à receita.

Bata bem o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte os ovos inteiros um de cada vez. Misture a farinha com o miolo de avelã e a raspa de aproximadamente 1/4 de limão. Incorpore na massa com a batedeira numa velocidade reduzida. Vá adicionado também os 100 ml de leite.

Enquanto a massa repousa um pouco, barre as formas de queque com manteiga e açúcar. Disponha massa até 2/3 das formas. Adicione uma colher de chá de Nutella no centro de cada queque. Com a ajuda de um palito espalhe o creme para os lados.




Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos. No final na opção grill um instante é suficiente para lhes dar uma cor tostada por cima. Como não tinha formas de metal suficientes, usei as de silicone. A surpresa foi que os queques nas formas metálicas ficaram rasos, até ligeiramente abatidos pelo peso da Nutella depois de terem crescido a 100% da forma. Nas formas de silicone cresceram um pouco mais em forma de lomba. Na primeira foto coloquei um exemplar de cada um deles. É só um pormenor porque o importante é que ficaram húmidos muito tenros e deliciosos. Experimentem.

4 comentários:

  1. Ficaram com muito bom aspecto, eu adoro todo o género de frutos secos.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, adoro avelã e aqueles chocolates que são "recheados" de avelã, hummm que pecado lolol

    ResponderEliminar
  3. Pode ser muito bem que faça a receita, mas com a minha nutella caseira :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails