Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bolo de Iogurte Com Sementes de Papoila e Cobertura Mascarpone


Já tinha saudades de fazer um bolinho... Este estava anotado e veio directamente do blogue da Pipoka, o "Three Fat Ladies", que por sua vez também se tinha inspirado na Laranjinha do "Cinco Quartos de Laranja". Segui a sugestão da Pipoka ao colocar a cobertura de mascarpone. Adoro bolos com creme e cobertura. Este tem mesmo a minha cara e tinha de passar do papel para o forno!

Adaptei as quantidades para 4 ovos, para um bolo menor. No entanto deixo as quantidades da fonte.


Ingredientes:

1 iogurte natural (125 gr.)
6 ovos
3 copos de iogurte de açúcar

3 copos de iogurte de farinha
1 copo de iogurte mal cheio de óleo
2 colheres de chá de fermento em pó
raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila

Cobertura:

300 gr. de queijo mascarpone
raspa e sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de açúcar em pó (icing sugar)



Bata as gemas com o açúcar (dois copos) até formar um massa esbranquiçada e fofa. Junte o iogurte, o óleo e a raspa de limão. Bata um pouco mais. Prepare as claras em castelo misturadas com o terceiro copo de açúcar.

Incorpore as claras no preparado anterior alternadamente com a farinha previamente misturada com o fermento. Por último adicione as sementes de papoila. Leve a cozer em forno médio (180º) em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Tempo de cozedura aproximado é de 30 minutos, mas pode variar de forno para forno. Teste com um palito.

Cortei o bolo ao meio para o rechear por dentro. Deixei arrefecer completamente. Para a cobertura misture muito bem (pode ser com uma colher) o mascarpone com o sumo e raspa do limão e o açúcar em pó. Assegure-se que fica com uma consistência uniforme. Guarde no frio até ao momento de rechear o bolo (o que só deve fazer depois de frio).

Como fiz um bolo menor (só com 4 ovos) os 300 gr. de mascarpone foram suficientes para rechear o interior e cobrir toda a superfície. Decorei com mais algumas sementes de papoila e alguns confetti. Desculpem-me os mais exigentes, mas notam-se alguns bocadinhos de raspa de limão e o creme não está perfeitamente alisado. 

Obrigado Pipoka, confirma-se que é um delícia e o ligeiro sabor a limão combina na perfeição.





8 comentários:

Related Posts with Thumbnails