Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Doce de Figo




Estou como a formiga: a encher o celeiro para o Outono. Desta vez não resisti ao doce de figo. Finalmente este fim-de-semana tive a oportunidade de ter à disposição os deliciosos figos em quantidade generosa. A minha preferência e ligação a eles já aqui expliquei, vem de família e desde a infância. Se me pedirem para enumerar as três frutas preferidas diria sem dúvida: figo, morango e cereja (sem qualquer ordem de preferência).

Eu próprio no Domingo, com um calor abrasador, fiz um passeio ao campo e colhi os melhores frutos das figueiras que estão a dar nesta altura: os lampos pretos.

Das receitas que vi aqui pela blogosfera, a primeira coisa que me chamou a atenção era aquela cor tipo lama. Deveras pouco convidativa, no entanto sendo estes figos avermelhados por dentro  imaginei que a coisa saísse mais colorida. Penso que ficou mais atractivo e o sabor e resultado final superou as minhas expectativas.


Ingredientes:

1,5 kg de figos descascados
1 kg de açúcar
100 ml de água
1 pau-de-canela
1 tira de casca de limão


Preparação:

Descasque os figos e corte-os ao meio. Prefira-os maduros. Junte o quilograma de açúcar, o pau-de-canela e o decilitro de água. Coza em lume brando mexendo de vez em quando com uma colher-de-pau. Cozi no total uma hora. Aos 50 minutos desliguei o lume e triturei com a varinha. Voltei a colocar a engrossar um pouco mais nos 10 minutos seguintes.

Rendeu 5 potes de compota. Contas feitas cada pote ficou-me a 0,13 € (treze cêntimos)!!! As contas são simples: 1 kg de açúcar que tinha comprado com 50% de desconto ficou em 0,34 mais 0,30 aproximadamente de gasto de gás, o pau-de-canela veio de algures de uma não-utilização num café e os figos e  limão foram gratuitos. Mesmo com a compra de 2 kg de figo a aproximadamente 3,50 €/kg, acaba por compensar. Os bons doces de figo não estão na prateleira do hipermercado, mas em algumas lojas gourmet e a preços pouco convidativos.

O resultado final ficou excelente, sabe mesmo a figo e o sabor a canela e limão é muito discreto. Experimentem, arrisquem, ... já sabem, sem tabus!

Uma curiosidade: o local onde até hoje vi maior concentração de doces e especialmente de figo foi na ilha Francesa - Córsega. Desde o simples, ao que tem nozes, amêndoas, figos verdes tipo cristalizados, etc... A pergunta que era feita no aeroporto a todos os passageiros era "Vous avez quelque confiture dans votre sac?" (Você tem algum doce no saco/mochila?). Como os potes de doce tem mais de 100 ml, não podem ser transportados na bagagem de mão. Achei curioso a pergunta. Mas eu também não fugi à regra: também vinha na minha mala um frasquinho de doce de figo!

3 comentários:

  1. Adorei, em breve tambem vou ter figos, estão quase maduros, mas são pingo de mel. Vou te fazer docinho deles!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita. Acho que experimentá-la :)
    Parabéns pelo blog. Gostei muito desta visita :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei demais do teu doce de figo,conheci hoje teu blog e gostei muito,comecei a te seguir,Te convido a conheceres o meu blog,lá vais encontrar uma rceita de figo em calda,espero que gostes.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails