Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fatias Integrais de Figo e Coco





Esta sobremesa não tem sequer uma grama de açúcar e a inspiração veio de umas fatias integrais com coco que comi num sítio de comida macrobiótica há já vários anos. Apenas juntei os figos que estão a acabar, depois de forte abastecimento na última semana. Diria que os vegetarianos e os aversos a açúcar encontrarão aqui um oásis. Nada de ovos, nada de açúcar, apenas imaginação e quatro ingredientes.

 
Ingredientes:

4 fatias de pão de forma integral (sem côdea)
8 figos maduros
3 maças (grammy smith ou reineta)
200 ml de água
200 gr de côco ralado
côco fresco para decorar
1 colher de manteiga


Preparação:

Comece por untar um tabuleiro de ir ao forno com manteiga. Em seguida descasque as maças e corte-as aos pedaços. Coloque a cozer com a água em lume brando por 10 minutos aproximadamente, até estarem bem cozidas mas sem se desfazerem.

Coe o líquido das maças e no próprio coador calque-as para que libertem todo o sumo. Reserve o puré de maça. Deixe arrefecer o líquido obtido.

Em seguida com uma faca de pão com bom corte abra cada fatia de pão-de-forma integral ao meio como se fosse fazer uma sandwich. Molhe rapidamente uma metade no líquido das maças e passe em seguida pelo coco ralado (como se estivesse a fazer um panado). Disponha as quatro fatias no tabuleiro, com o coco virado para baixo. Pele os figos e fati-os. Disponha-os sobre as metades de pão integral. Repita o mesmo com as restantes metades de pão (molhe no líquido da maçã e passe pelo côco ralado). Disponha por cima e feche as sandwich's.

Leve a forno médio por 20 minutos até o coco começar a dourar. Deixe arrefecer e guarde no frio para humedecerem um pouco. No momento de servir, esconda o efeito sandwich colocando  o puré da maçã à volta de cada fatia. Só com a primeira garfada é que virão os comentários de surpresa. Não se esqueça de decorar com um bocadinho de coco fresco ou um quarto de figo.

Todo o açúcar desta sobremesa vem das frutas. Nada de ovos nem gorduras. Deixo para a vossa imaginação como será uma garfada, com os figos  no seu interior. Espero que gostem da proposta de hoje e,... bom apetite!

5 comentários:

  1. Um trabalho sublime.
    Feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  2. lindissimo com trabalho mt aperfeisoado, parabens!!!
    um segrdinho: sou uma lambona de figos hummmmmmmmm adoroooooooo

    ResponderEliminar
  3. Fabuloso! Será que me convences a comprar o horrível pão de forma para experimentar a receita? Estou tentada...

    ResponderEliminar
  4. mas que original
    parabens
    da vontade de provar e é ja

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails