Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tarteletes de Groselha, Banana e Chocolate





O chocolate e os frutos vermelhos são meus grandes amigos. Se a eles ainda juntar banana e um bom creme branco obtém-se um encanto de sobremesa. Hoje nasceram umas tarteletes que me piscaram o olho num tom namoradeiro,… para responder a este flirt, apenas lhes arrefeci os ânimos para depois…


Ingredientes: (para aproximadamente 8 a 9 tarteletes de 10 cm)

Para a base das tarteletes:

1 pacote de bolacha wafer (250 gr) com recheio de chocolate
60 gr de manteiga
80 gr de chocolate negro
2 bananas maduras
2 colheres de sobremesa de um licor doce (usei licor de marmelo da Farrobinha)


Para o recheio:

70 gr de açúcar em pó (icing sugar)
1 colher de sobremesa de um licor doce (usei licor de marmelo da Farrobinha)
1 colher de sopa de sumo de limão
1 iogurte natural cremoso
1 emb. 200 gr. de queijo creme tipo Philadelpya
3 folhas de gelatina
1 emb. groselhas frescas (150 gr. aproximadamente)


Preparação:

Esta sobremesa tanto pode ser feita numa forma de tarte (com fundo amovível) ou em pequenas formas de tarteletes de 10 cm de diâmetro. Como as formas não tem fundo amovível usei um pequeno truque: coloquei um pouco de papel de celofane a cobri-las. Depois para desenformar basta puxar um pouco e soltam-se facilmente.

Comece por triturar na picadora o pacote de bolacha wafer com recheio de chocolate. Deve obter uma mistura tipo farinha. Adicione 60 gr de manteiga amolecida e com as mãos ligue bem a massa areada que se forma. Pacientemente forre as tarteletes. Pressione bem com os dedos e tente dar um volume uniforme. Por precaução dividi logo a massa em 8 partes, depois garanto que não me estico em cada tartelete.

Finalizado este passo vamos à segunda camada da base. Triture na picadora duas bananas maduras. Não deixe que fique completamente em puré, se ficar com uns bocadinhos de banana também é agradável. Como alternativa esmague bem as bananas com um garfo. Derreta no microondas os 80 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau) com uma colher mal cheia de manteiga. Fora do microondas ligue bem o chocolate, a manteiga e mais duas colheres de licor (usei de marmelo, se não tiver um licor doce use por exemplo vinho moscatel). Incorpore o puré de banana no chocolate e misture bem.

Forre a base das tarteletes com uma segunda camada, tenha o cuidado de espalhar uniformemente inclusivé bem distribuído pelas partes laterais até ao topo. Trabalha-se bem com um colher e conforme vai finalizado esta segunda fase o chocolate começa a endurecer um pouco, o que ajuda a dar algum retoque necessário. A base de bolacha wafer deve ficar praticamente oculta. 
 
- Antes de depois de barrar com o preparado de chocolate e banana -

Guarde as tarteletes forradas no frigorífico enquanto prepara o recheio. Inicie na batedeira ligando o queijo creme com o icing sugar, junte aos poucos o iogurte natural com textura cremosa (se não tiver use um iogurte natural normal mas que deve mexer muito bem com uma colher). Não usei a totalidade do iogurte porque achei que ia ficar demasiado líquido. Terei usado talvez 80% do iogurte.

Ainda com a batedeira ligada junte uma colher de sobremesa do mesmo licor da base, uma colher de sopa de sumo de limão e três folhas de gelatina demolhadas e diluídas no microondas numa pequena quantidade de água. Desligue a batedeira e junte metade das groselhas. Mexa com cuidado para incorporar.

Volte ao frigorífico para recuperar as bases das tarteletes e encha com creme branco. Disponha o resto das groselhas por cima como decoração. Guarde uma horas no frigorífico de preferência dentro de uma caixa fechada para evitar absorção de outros aromas.

No momento de servir pode ainda decorar com duas folhinhas de hortelã. São muito frescas, uma interessante mistura de coisas doces, depois de comer uma só apetece outra, diria até que esta sobremesa tem algo de afrodisíaco...

                             comprovem vocês mesmo!

7 comentários:

  1. Apesar de não apreciar groselhas, até a mim me apetece provar! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As tartelettes estão com um aspecto tentador.

    bjs

    PS - as suas fotos ganharam vida ao colocá-las em formato maior. Gostei muito. Fez muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Já estou a sentir a acidez da groselha, mas adoro a combinação de ingredientes na sobremesa.
    Bem linda ♥

    ResponderEliminar
  4. Oi, vim conhecer seu espaço e amei essas tartaletes. Vou te seguindo paa não perder nada.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Não sei se saltava a parta da banana... mas o aspecto e as fotos estão excelentes! Parabéns.

    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  6. que lindas dao um bocadinho de trabalho parece-me mas bem recompensado-
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi, queria te dizer que usei essa imagem linda da sua tartelete no meu blog. Se não quiser, eu retiro. Obrigada!

    http://bananagroselha.wordpress.com/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails