Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Chá Aromatizado com Açúcar Baunilhado



Hoje a minha sugestão é muito simples: apreciar um bom chá. Se a isso ainda juntar o aroma da baunilha, só vos posso dizer... experimentem vocês mesmos(as) e contem-me. Os dias cada vez mais frios levam-nos a procurar conforto num chá quente.




Ingredientes:

Chá (deverá ser de boa qualidade, um chá tipo do Ceilão ou uma mistura aromatizada)
Açúcar baunilhado


Preparação:

Ferva a água, por exemplo meio litro. Desligue o lume e junte duas colheres de sopa de chá. Misture e deixe repousar 3 a 5 minutos. Passe por um coador antes de servir. Adoce com um pouco de açúcar baunilhado.




Dica para ter sempre açúcar baunilhado: em vez de comprar aquelas saquetas de 15 mg, faça o seu próprio açúcar aromatizado. Poupa muito dinheiro e tem bastante mais quantidade sempre à  mão. Para tal coloque num frasco de vidro 1/2 kg de açúcar branco. Junte duas ou três vagens de baunilha. Enterre-as no açúcar. Feche muito bem e deixe estar assim pelo menos três semanas. De vez em quando abane o frasco para o açúcar e o aroma de misturarem melhor. Quanto abrir o frasco vai exalar um fantástico aroma a baunilha.

Agora imagine este aroma com o aroma de um chá com frutos do bosque e flores!




3 comentários:

  1. eu bebo sempre o chá sem açucar (agora mesmo tenho uma chávena à minha frente) mas acho que ia gostar de deitar uma pitada de açucar baunilhado.
    acreditas que neste fim de mundo onde vivo não se encontram vagens de baunilha?
    grrrrrrrrrr

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com uma vontade de provar o teu chá :) a tua descrição ajuda muito.

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta experiencia de apreciae alfo tão simples...

    Dica interessante para fazer açúcar baunilhado!

    Beijinhos da

    cozinhadasilvy.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails