Os mitos à volta da cozinha, apenas me desafiam a entrar num ambiente que sempre gostei. Comer é um prazer, um acto social. Gosto de experimentar novos sabores e novas formas de cozinhar. Recordo os cheiros e sabores da infância, assim como após as minhas viagens venho para casa tentar reproduzir ou adaptar pratos que provei de outras culturas. Ouse e surpreenda os seus convidados ou a si próprio. Cozinhe,... sem tabus!


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cogumelos à Brás com Salsicha



Este é mesmo daqueles pratos inventados à última hora. Era para ser bacalhau a Brás, senão quando dou conta que não havia bacalhau em casa, nem farripa. Não me dei por rendido e troquei o bacalhau por cogumelos laminados enlatados. O resto é a mesma receita. Juntei umas salsichas por cima.

Esta semana de trabalho tem sido muito desgastante e dose de stress extra! Devido ao cansaço não tenho estado virado para as lides culinárias, mas hoje ainda arranjei forças para vir ler as mensagens que os meus queridos leitores vão deixando. Obrigado a todos. Quando puder passo também pelos vossos "cantinhos".


Ingredientes:

1 cebola média
3 dentes de alho
3 ovos
2 latas pequenas de cogumelos laminados
1,5 medidas (pode ser uma tigela) de batata frita palha
azeite
sal
pimenta


Preparação:

Leve a cebola e os alhos a refogar em azeite sem deixar queimar. Junte os cogumelos a meio da cozedura. Adicione depois a batata palha e envolva para humedecer.

Bata os ovos e tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na altura. Deite no tacho e mexa e envolva bem até cozerem.

À parte aqueça 2 salsichas grandes com um pouco de manteiga. Corte às rodelas e disponha por cima destes cogumelos à Brás.

E você se não tivesse bacalhau e nem cogumelos o que meteria nesse  ???? à Brás?

9 comentários:

  1. Ainda bem que não havia bacalhau :) essa tua invenção de última hora resultou muito bem... e que aspecto delicioso!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da troca...adoro cogumelos.
    Beijinho e BFS

    ResponderEliminar
  3. Não há nada como a capacidade de improviso!!

    ResponderEliminar
  4. fantastica a ideia dos cogumelos adorei e levo a receita comigo.

    Quanto à substituição do bacalhau ou dos cogumelos eu colocaria, frango ou leitão, fica bem com leitão pois nas ferias em Portugal , me tinha sobrado leitão e fiz leitão à bràs ficou optimo!

    parabens pelo tua eniciativa Miguel!
    beijinhos, Beth

    ResponderEliminar
  5. Miguel parece que estamos em sintonia nas receitas e tb no trabalho... a época do Natal é muito gira mas com ele vem sempre o trabalho a dobrar... Adorei a tua solução, fácil, eficaz e baratinha!

    beijos e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom. E não é tão engraçado quando descobrimos que nos falta um ingrediente...é que se inventa logo outra coisa qualquer! Obrigada pela partilha e pelo excelente blog!

    ResponderEliminar
  7. mas q delicia :) parabens pelo blog! e respondendo à sua pergunta, se nao tivesse nem cogumelos nem bacalhau, fazia um "espargo-broculo à brás" ;) adoro espargos e bróculos!! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Quantas vezes pensamos fazer este ou aquele prato e à última hora não temos todos os ingredientes?Certamente mais que muitas vezes e acontece a toda a gente.
    Se calhar, ainda acabava por experimentar com uma lata de atum TEnório.
    lol lol
    Uma coisa digo: sem comer não ficava!

    ResponderEliminar
  9. Boa sugestão ;)

    Se não tivesse bacalhau nem cogumelos, experimentava com atum em conserva :)

    bjs

    ana

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails